domingo, 26 de maio de 2013

Cinemateca: Românticos Anônimos


Domingo a tarde é bom para??? Ver filme. Tanto que hoje fomos ao cinema ver Românticos Anônimos, uma comedia francesa de uma delicadeza deliciosa.

Ah, o amor! Quem nunca sentiu aterrorizado, sem saber como agir ou que falar diante daquela pessoa especial. Agora adicione a isso o fato de ser um “emotivo crônico”. Assim temos as personagens principais desse adorável filme.  Jean-René (Benoît Poelvoorde) que é o dono de uma pequena fábrica de chocolate e Angélique (Isabelle Carré) uma brilhante confeiteira que começa a trabalhar para ele. Sem falar em todo chocolate em cena, que deixa a gente com água na boca.

Logo nos primeiros instantes a gente percebe que os protagonistas de "Românticos Anônimos" são duas pessoas feitas uma para a outra, mas precisam descobrir isso e tomar coragem para lidar com o amor que surge entre eles.

Angélique é uma adorável solitária que está à procura de emprego e freqüenta um grupo, semanal, de apoio a pessoas com problemas emocionais. O que chama atenção nesse grupo é que os seus membros sempre começam um depoimento com a divertida frase: “Olá, eu sou emotivo”. Ela é uma especialista em chocolate que encontra dificuldade em se relacionar com os demais, daí a complexidade em ter uma carreira de sucesso. Já Jean-René é o dono de pequena fabrica de chocolate que está quase falindo e mal consegue se comunicar com seus quatro funcionários. A empresa devido à falta de renovação vem perdendo mercado ao longo dos anos.

Há alguns elementos no longa que dão um charme e um toque de originalidade. o casal de protagonistas é emocionalmente conturbado. Enquanto Angelique frequenta um grupo de auto-ajuda, Jean-René faz terapia onde precisa cumprir exercícios (“convide alguém pra jantar”; "hoje você precisará encostar delicadamente em uma pessoa") para que ele supere aos poucos os bloqueios de uma timidez crônica

A impressão que dá é que é o diretor, Jean-Pierre Améris, não julga suas personagens e o retrato feito é bem carinhoso. Sem necessidade de tentar usar algum tipo de psicologia barata para explicar suas atitudes e excentricidades. Vale a pena dizer que o processo todo é muito mais engraçado do que dramático. Há, obviamente, um exagero para causar o efeito cômico. Tornando o filme leve, divertido e delicioso.

O filme já está a venda na loja on line da Saraiva, mas se você mora em Vitória pode conferir no Cine Jardins, no Shopping Jardins em Jardim da Penha


Ficha técnica
Gênero: Comédia Romântica
Direção: Jean-Pierre Améris
Roteiro: Jean-Pierre Améris, Philippe Blasband
Duração: 80 min


Bjos de Chocolate
xoxo
B & V


Gostou do que leu? Deixe seu comentário para gente!
So you like what you see? Please let us know and leave a comment!
Te encantaste con el blog? Cuéntanos aquí e deja tu comentario!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...